Memórias de RiaMar

Memórias de RiaMar é uma secção experimental de Mar Film Festival, consiste num projeto educativo a desenvolver por alunos do 3º ciclo do concelho de Ílhavo, com o objetivo de interagirem com pessoas que tiveram ligações às atividades marítimas, e de se situarem perante a memória e a identidade que carateriza a região que os rodeia.

O trabalho pode adquirir um caráter mono ou interdisciplinar, consiste na elaboração de uma entrevista em vídeo, de acordo com o guião orientador, sob orientação dos professores do Conselho de Turma, e finaliza com a sua apresentação pública no decurso do festival.

Na edição 2017 de Mar Film Festival, as escolas que participam neste projeto são os Agrupamentos de Escolas da Gafanha da Encarnação, Gafanha da Nazaré e Ílhavo.

TRABALHOS APRESENTADOS

Agrupamento de Escolas da Gafanha da Encarnação

RiaMar – Gafanha da Encarnação: entrevista a João Píncaro
RiaMar – Gafanha da Encarnação: entrevista ao pescador José Prior Mocho
RiaMar – Gafanha da Encarnação: Pesca À Linha

Eles próprios contam histórias que, para nosso espanto, fazem calar a ouvir os seus colegas: “fiz uma entrevista ao meu tio. No barco dele havia o maduro e o verde, perdeu o amigo maduro, era aquele que sabia mais, era mais experiente. Desapareceu no nevoeiro. O meu tio ficou muito triste.” (Ana Gonçalves; Isabel Ançã)

Agrupamento Escolas da Gafanha da Nazaré

RiaMar – Gafanha da Nazaré: um mergulho no desconhecido

No início, este projeto parecia-nos demasiado desafiante, pois nem os alunos nem as coordenadoras conheciam, especificamente, a atividade piscatória dos dóris. Contudo, ao longo do desenvolvimento do trabalho, reparámos que os alunos se sentiam muito motivados e interessados, tanto que foram os próprios que contactaram com as pessoas que foram entrevistadas. (Maria Amélia Pinheiro; Maria Paula Reis)

Agrupamento de Escolas de Ílhavo

RiaMar – Ílhavo: as gentes de Ílhavo e a pesca
RiaMar – Ílhavo: minha história mar

Foi um gosto realizar esta atividade e poder observar o envolvimento da maioria dos alunos. (Isabel Arribança)